top of page

ANEXAÇÃO DE CAZUZA FERREIRA E JUÁ A CAXIAS DO SUL

A ANEXAÇÃO DE CAZUZA FERREIRA E JUÁ A CAXIAS DO SUL

Em 09/06/2014[1] o Jornal Pioneiro noticiou:

“No bairro Saint Etienne, na zona norte da cidade, na altura do número 1.110 da Rua Angelo De Carli, a auxiliar de escritório Solange Maria Boff relata que o cheiro está insuportável na garagem do prédio e nos apartamentos. A razão, segundo ela, são canos quebrados e entupidos. Então, toda vez que chove, a rua alaga e a situação foge ao controle. Para completar, tem o lixo deixado na calçada.”

“No bairro Kayser, na zona sul da cidade, a Rua Isidoro Turra segue com alagamentos. [...] o morador João Erni dos Santos. Segundo João, a causa do alagamento é uma obra que prefeitura e Samae desconheceriam.”

“— Nos contatos que realizamos, não encontram registros. A única informação parte da empreiteira contratada, que diz ser uma obra do Samae.”

E paramos por ai para não se alongar com as noticias da mídia caxiense.

Pois bem, Caxias do Sul, (diga-se a administração municipal) não tem cacife para gerir seus próprios problemas, não tem competência para "tapar" seus próprios buracos, e até dizem não ter aporte financeiro (dinheiro mesmo) para custear a manutenção de seu próprio patrimônio.

O fato é que “alguns interessados” vêm capitaneando um movimento, demonstrando uma incontida vontade (leia-se ganância) em "anexar" (leia-se furtar ou se apoderar de outro município) os distritos de São Francisco de Paula denominados Cazuza Ferreira e Juá.

Dizem ter “eles”, como “motivo” para a anexação, “eles”, estes respeitáveis senhores, profunda preocupação com os habitantes daquelas duas localidades.

Dizem estarem as estradas daquelas localidades em estado de calamidade pública. E a própria Rota do Sul, estrada que liga estes distritos a Caxias do Sul não estaria pela hora da morte? Ou já teria morrido?

Alegam problemas ou falta de um posto de saúde na localidade.

E como se encontra o Posto Central de Saúde, aquele que chamamos de “Postão”, isso aquele mesmo, localizado na esquina das ruas Marechal Floriano com Vinte de Setembro. Este mesmo....., isso...., aquele que sempre está lotado, aquele em que os atendimentos podem se estender por mais de 10 horas de espera e de desrespeito ao ser humano.

E nem vamos tocar nos tais de direitos fundamenteis, pois estes me fazem rolar de tanto rir.

Alegam ainda que as duas localidades pretendidas tem problemas no abastecimento de água. Bem ai já é demais, pois o Jornal Pioneiro publicou em 26/06/2014[2] a seguinte matéria:

"Há cerca de dois meses, a água que sai das torneiras da casa de Vilma dos Santos, 60 anos, no bairro Cânyon, vem em tom amarelado.

[...]

– Levei uma amostra até o Samae e prometeram que verificariam se havia algum problema na tubulação. Continuo esperando uma solução – afirma.

[...]

Sem condições financeiras para comprar água mineral, a solução encontrada é a fervura, para tentar remover possíveis contaminantes, tornando-a potável:

– Tenho três netas que moram aqui e vivem reclamando de dor de barriga. Estamos com medo de tomar essa água e estarmos sendo contaminados com alguma coisa. Aí eu fervo antes de beber ou de cozinhar.

Mensalmente, a conta de água que chega ao número 68 da Rua da Felicidade é de R$ 90. Pagar por um serviço essencial, de qualidade duvidosa, é o que mais revolta Vilma.

– Antes de me aposentar trabalhava com limpeza. Gosto de tudo limpo. E agora tenho que conviver com água suja até para beber. Pago caro por um serviço que está deixando a desejar. Queria ver quem do Samae teria coragem de tomar essa água amarelada – desabafa.”

E as escolas, e o transporte, e o policiamento, a segurança, a tal da segurança, e a pavimentação, a iluminação pública, a luz mesmo, luz, sim aquela que ilumina e que antigamente se dizia que “alumiava”.

Pois bem, até o dia 13, ou seja ontem a praça central de Caxias do Sul, aquela bem em frente a igreja matriz, aquela que deveria ser um dos cartões postais de Caxias do Sul (e que até já foi um dia) conta com quase duas dezenas de luminárias A P A G A D A S, ou seja deixam o munícipe no escuro, e me vem falar em dar aos distritos vizinhos tudo aquilo que a administração municipal não consegue se quer manter na sede (???) é zombar da nossa capacidade mínima de observação.

Isso nada mais é do que tapar o sol com a peneira e usar cobertor curto, tudo na ânsia desenfreada de lançarem mão de um punhado de votos em futuras eleições. Como se dizia nos tempos de meu pai, lá pelas bandas da "Costa" ou de "Tainhas": "Há, vão se afumentar num pé de cebola!"

Luiz Henrique da Rocha

14/07/2014

[1] Disponível em: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2014/06/ruas-com-problemas-contribuem-para-alagamentos-em-caxias-do-sul-4522129.html

[2] Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/leitorreporter/2014/06/26/agua-amarelada-em-casa-no-canyon/?topo=52,1,1,,224,e224


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page