INTERDIÇÃO x BADERNA
- lhrocha
- 2 de ago. de 2011
- 2 min de leitura
BARES SÃO INTERDITADOS EM CAXIAS DO SUL, o motivo seria “baderna e violência”.
Com o recente fechamento de dois bares em Caxias do Sul, o ânimo de grande parte da população foi alterado e os debates têm sido acirrados e demonstrando até certo grau de ódio.
Segundo a mídia local o motivo da interdição seria a “baderna e a violência em Caxias do Sul” o que de certa forma não é novidade para nenhum dos que aqui transitam ou residem.
A convivência no entorno de bares e similares, não é cômoda aqui em Caxias do Sul e em nenhum outro lugar do mundo, assim como também não é a da vizinhança da maioria das escolas, indústrias, dos estádios de futebol, dos grandes templos, dos grandes mercados, dos postos de combustíveis, e até do Fórum local. – fechar todos eles seria a solução?
Nestas cercanias, em alguns horários e em alguns dias da semana, temos nosso direito de ir e vir suspenso, o acesso à nossas garagens fica obstruído, o passeio público fica congestionado, o trânsito se torna infernal e por vezes não conseguimos ouvir a pessoa que esta ao nosso lado.
E qual seria a solução para os chamados transtornos, que nada mais são do que o reflexo do crescimento desordenado de uma cidade que respira ares de cidade grande, mas com alma colonial?
Fechar os bares? Os restaurantes? As escolas? – é, até poderia ser uma boa ideia, ou seja, a de varrermos a sujeira para debaixo do tapete, como quase sempre fazemos, apenas afastando o problema do alcance de nossas vistas e ouvidos.
Mas e o Fórum local? - Fecharíamos este também ? ?
Tal qual um bar, ele é frequentado todos os dias. Um incontável número de veículos forma um verdadeiro amontoado ao seu redor, uma verdadeira balbúrdia, proporcionado em sua maioria por pessoas sóbrias, com nível dito superior, e que trancam, ou melhor, entopem o entorno daquele local.
Os moradores? – bem estes são apenas um mero detalhe e na ótica destes, os usuários que estacionem a 500, 600 metros de distância. – cada um tem sua própria receita de solução para os problemas que lhe afetam diretamente, o que certamente não resolve em nada qualquer tipo de situação.
Especificamente sobre os bares de Caxias do Sul, fechar um estabelecimento ou outro em nada resolve o problema da coletividade, a mesma coletividade que transita nas ruas aonde os estacionamentos chegam à fila tripla, os mesmos que ouvem diariamente as autoridades dizerem que não tem efetivo para fiscalizar e ai por diante.
Fechar um estabelecimento sob o pífio argumento de que este seria responsável pelos seus frequentadores, é o mesmo que interditar o Fórum local sob o pretexto de que o Diretor deste deveria sanar a balburdia existente no seu entorno. É transferir para outrem a responsabilidade da organização e manutenção da paz local.
Quem sabe a raiz do problema não estaria na educação, ou melhor, na falta de educação de nosso povo, na falta de educação... em cada um de nós?
Ou você se acha um modelo de perfeição?
Luiz Henrique da Rocha
Comments