top of page

DENGUE

  • lhrocha
  • 19 de jan. de 2009
  • 2 min de leitura

DENGUE

A dengue é uma enfermidade causada por um arbovírus da família Flaviviridae e tem como hospedeiro vertebrado o homem e outros primatas, porém somente os humanos apresentam a manifestação clínica da infecção.

No Rio de Janeiro, somente no ano de 2008, a doença voltou a ser chamada de “epidemia” onde foram registrados quase 250 mil casos e 174 mortes em todo o estado, sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro e para espantar ainda mais, uma “simples” fêmea do temeroso Aedes aegypti, que vive por apenas 45 dias pode contaminar até 300 pessoas.

O Código Penal Brasileiro no capítulo que trata dos Crimes Contra a Saúde Pública em seus Artigos 267, 268 e 269 trata sobre epidemias determinando inclusive sanções penais para a propagação, infração de medida sanitária preventiva e omissão de notificação da doença.

Não vamos nos atrever a querer que sejam levados ao pé da letra tais artigos pois se quer são mencionados no dia a dia, e ai voltamos ao ponto de partida, o da efetividade das leis.

Quem tem a obrigação de dar a proteção, de combater as epidemias, de resguardar a saúde do povo não o faz. De outra banda, o povo, este intrigável ser não faz a sua parte para eliminar as condições ideais a proliferação do agente transmissor e ai temos um interminável círculo vicioso.

Os governantes fazem belas campanhas publicitárias, mas estas não eliminam o Aedes, o povo parece fazer de tudo em prol do mosquito indo desde pneus velhos até belas piscinas que sem o cuidado e a manutenção devida promovem a criação de verdadeiros berçarios para o transmissor.

Estariamos regredindo no tempo? Estaríamos nós, não dando a mínima atenção à vida?

Se algumas leis não tem o efeito e eficácia desejados, ao menos poderíamos tentar seguir alguns passos de sucesso. Neste caso os de Oswaldo Cruz que no ano de 1.907, lá no inicio do século XX, foi o responsável pela erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro, a mesma febre que passado pouco mais de um século já assola a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul e inacreditávelmente a aceitamos como um mero fato jornalístico.

Luiz Henrique da Rocha - 19 de janeiro de 2009.


 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page